"A Ordo Realitas, Ordem da Realidade ou apenas Ordem, é a principal organização responsável por manter o bem-estar da Membrana e a proteger de Ocultistas que buscam enfraquecê-la em busca de poder e ambição própria. A Ordo Realitas já foi uma organização secreta com objetivo de combater a influência paranormal e esconder a existência de entidades paranormais do mundo comum, mas, por conta do avanço do conhecimento oculto, isso teve de mudar. Atualmente, a Ordo Realitas detém sua principal base de operações situada na cidade de São Paulo, no subterrâneo do bar de fachada, o Suvaco Seco. Durante o passado da Ordem, todos os agentes se autodenominavam como "Senhor Veríssimo" para proteger suas identidades verdadeiras. Porém, atualmente, apenas o Líder da Ordo Realitas é referido como Senhor Veríssimo. Os agentes que atuam para a organização normalmente são recrutados de maneira discreta e são treinados por membros veteranos antes de seu primeiro contato direto com a organização. Normalmente essas pessoas são cidadãos comuns que já experienciaram algum tipo de contato com o sobrenatural, e, seja por possuir curiosidade, motivações pessoais ou determinação em lutar contra o paranormal, elas se tornam potenciais recrutas de interesse da Ordem."
"O Outro Lado, no universo de Ordem Paranormal, é uma dimensão alternativa habitada por entidades insanas e misteriosas, também conhecidas como "elementos". A nossa realidade é separada do Outro Lado por uma barreira hipotética chamada Membrana. As duas dimensões se conectam naturalmente, com uma fazendo contato com a outra e vice-versa, porém, eventos macabros capazes de enfraquecer a Membrana através do Medo das pessoas podem fazer com que criaturas bizarras consigam invadir nossa realidade para gerar caos e destruição, aumentando a influência do paranormal e determinados locais."
"Mesmo sendo eficiente, a Membrana não é indestrutível. Quando a população de uma determinada região ou até mesmo uma única pessoa têm sua sanidade abalada pelo Medo, seja através de uma história, mortes, tragédias ou símbolos misteriosos, a Membrana fica danificada naquele local, facilitando a travessia das entidades do Outro Lado para a nossa Realidade comum, onde se manifestam na forma de criaturas poderosas e surreais. Locais com a Membrana fragilizada podem afetar e manipular a biosfera local dependendo da intensidade da influência do paranormal no local. Uma das evidências mais fáceis de se notar em um local com a Membrana fraca é a presença de uma névoa intensa e atípica, anomalias no sistema sensorial do corpo humano, temperaturas inconsistentes e alucinações compartilhadas. Podem ocorrer também distorções temporais em relação ao exterior e a modificação de plantas e animais, como mutações genéticas."
"Os Elementos do Outro Lado são uma das principais fundações do Ocultismo. Esses que podem ser divididos em cinco principais: Sangue, Morte, Conhecimento, Energia e Medo. Cada um desses elementos possuem propriedades únicas e são responsáveis por definir as características das materializações do Outro Lado na Realidade. As Relíquias da Calamidade são a Ponte de cada Elemento do Outro Lado com a Realidade, sendo responsáveis por permitir que eles se manifestem nela."
"As Relíquias da Calamidade são objetos paranormais extremamente poderosos que só podem ser usadas por Marcados. Portar uma Relíquia é o equivalente a ter uma completa Exposição Paranormal, possibilitando também moldar o Paranormal e seus "Pilares". A maior concentração de informações sobre as Relíquias é o Diário de Deus, um grimório que esteve em posse de Arnaldo Fritz enquanto ele dedicava muito tempo de sua vida pesquisando sobre as Relíquias, anexando ali suas descobertas. É conhecido que existem quatro Relíquias da Calamidade, sendo cada uma delas relacionada a um Elemento do Outro Lado e responsável por permitir que os mesmos se manifestem na Realidade. Sabe-se também que essas Relíquias suplantam umas às outras na mesma ordem de efetividade e fraqueza dos Elementos."
"As Marcas são entidades no universo de Ordem Paranormal que escolhem indivíduos para se conectar através do Medo. Esses indivíduos, os Marcados, são os seres mais perigosos e poderosos da Realidade, capazes de invocar o Medo diretamente por meio de suas Marcas. As pessoas escolhidas por essas Marcas passam a ser livres das correntes que formam as regras da Realidade e tecem o destino, o que lhes permite alterar até mesmo o próprio Outro Lado. Além disso, uma Marca permite que seu Marcado utilize as Relíquias da Calamidade, tornando-o capaz de adquirir um poder equivalente a 100% de Exposição Paranormal."
"Enquanto os antigos esoterroristas eram grupos mais organizados que utilizavam uma metodologia mais racional na manipulação do paranormal, os ocultistas atuais usam de qualquer método para alcançar suas vontades, não importando se ele é o mais grotesco e violento possível. Ao invés de pequenos grupos de esoterroristas, os ocultistas passaram a se unir em cultos, que podem possuir líderes e até mesmo ídolos que são venerados por seus seguidores. Consequentemente, a Membrana tornou-se muito mais frágil e instável, tornando as criaturas vindas do Outro Lado muito mais fortes. Dessa forma, os agentes da Ordem tiveram que aderir o uso de rituais e itens amaldiçoados para possuir poder equiparável ao dos ocultistas para conseguir combatê-los, visto que, do mesmo modo que os monstros, eles se tornaram muito mais poderosos."